Sobe o número de casos de dengue no município

Arianne Lima

Sobe o número de casos de dengue no município

GABRIEL HAESBAERT

Arianne Limaarianne.lima@diariosm.com.br

Foto: Arquivo/Diário

O número de casos de dengue confirmados e em investigação não param de crescer em Santa Maria. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pelo município, a cidade já registra 61 casos confirmados e 326 em investigação. Para auxiliar os municípios gaúchos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou um novo painel para o monitoramento da dengue no Rio Grande do Sul. No mesmo ambiente, é possível acompanhar o registro dos casos, óbitos e internações pela doença. O site está disponível no endereço dengue.saude.rs.gov.br.

O painel dispõe de uma série de informações do Estado ou por município: notificações, confirmações, em investigação, incidência, descartados, autóctones e óbitos. Os registros são ainda apresentados por sexo, faixa etária e com na linha do tempo (por semana epidemiológica) ano a ano ou na série histórica desde 2015.

Uma das novidades da ferramenta é a inclusão dos dados de internação, sendo ali descrito o número total de internações no momento e a distribuição desses leitos entre clínicos e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adultos e pediátricos. Os dados serão atualizados todos os dias após às 16h30min, conforme as notificações dos municípios no sistema de notificação (Sinan) e de acordo com o preenchimento do formulário de internações.

Estado emite novo aviso para todas as regiões no Sistema 3As de Monitoramento

APOIO

Além desse novo painel para casos e internações, a SES lançou no início de maio uma nova ferramenta que auxilia os gestores municipais a criar estratégias de combate à dengue no Rio Grande do Sul e a dar assistência à saúde daqueles que contraíram ou vierem a contrair a doença.

A ferramenta online (disponível em saude.rs.gov.br) oferece parâmetros que ajudam os gestores municipais a identificarem a situação epidemiológica da dengue em cada cidade, sinalizando em qual nível de alerta, dentre três, cada município se encontra.

O painel do Estado possibilita a projeção mensal da quantidade de insumos que o município precisa dispensar para oferecer assistência adequada aos pacientes de dengue e sugestões de ações de vigilância em saúde municipal e na atenção básica em saúde.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Painel para o monitoramento da dengue – Clique para acessar.Ferramenta online para gestores municipais – Clique e veja no portal da SES.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Juliane Korb: fato ou fake

Próximo

PLURAL: Lia Pires, Solange e Bolsonaro

Geral